31.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 27 de maio, 2025

Ministério da Saúde inclui três novos remédios para dermatite atópica no SUS

Três portarias publicadas nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União ampliam as opções de tratamento para dermatite atópica no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, a rede pública de saúde ará a oferecer dois novos medicamentos tópicos – tacrolimo e furoato de mometasona – além do metotrexato em comprimidos, voltado para casos mais graves da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos tópicos serão indicados especialmente para pacientes que não respondem bem aos corticoides ou não podem utilizá-los. Já o metotrexato será uma alternativa para quadros graves da doença, principalmente entre aqueles que não podem usar a ciclosporina, medicamento já disponível no SUS.

“A ampliação de o ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu o era mais ”, destacou a pasta em nota oficial.

Entenda a doença

A dermatite atópica é uma condição genética e crônica que provoca ressecamento e coceira intensa na pele, afetando comumente áreas como dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos, pescoço e, em crianças pequenas, também o rosto.

Segundo o ministério, trata-se de uma das formas mais comuns de eczema, com maior prevalência na infância, mas que pode se manifestar também na adolescência ou na fase adulta. A intensidade e a resposta ao tratamento variam de paciente para paciente. A doença não é contagiosa.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-prefeitos de MS miram cadeiras na Assembleia Legislativa em 2026

A menos de um ano e meio das eleições gerais de 2026, ex-prefeitos de diversas cidades de Mato Grosso do Sul já se articulam...

Mulher é atropelada por caminhonete após invadir a contramão com bicicleta elétrica em Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Generoso Siqueira e Munir Thomé, onde vítima foi socorrida consciente e levada ao hospital.

Idoso de 86 anos é resgatado com sinais de maus-tratos e caso vai parar na delegacia

PM foi acionada após denúncia e encontrou o homem em estado grave, com indícios de cárcere privado e violência física.