20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 22 de maio, 2025

Lula sanciona lei que garante cirurgia e tratamento para lábio leporino pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (7) a Lei nº 15.133/2025, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer cirurgia reparadora e tratamento completo para pessoas com lábio leporino ou fenda palatina. O texto, publicado no Diário Oficial da União, garante ainda atendimento especializado em áreas como fonoaudiologia, psicologia e ortodontia.

A nova legislação assegura o encaminhamento imediato de recém-nascidos diagnosticados com a malformação, seja no pré-natal ou após o parto, a centros especializados. O objetivo é iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia o quanto antes.

Entre os serviços previstos estão reeducação oral com fonoaudiólogo e tratamento odontológico com ortodontista, incluindo a possibilidade de implantes dentários e uso de aparelhos ortodônticos, todos oferecidos gratuitamente.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO) destacou que cerca de 15 crianças nascem diariamente com essa condição no Brasil e reforçou que o atraso no tratamento pode causar sérios prejuízos ao desenvolvimento infantil. Segundo ele, embora já previsto na Constituição, o novo marco legal fortalece e explicita esse direito.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cavaquinho e Despachante Três Lagoas decidem a final do Campeonato 35+ Osmar Dutra

Grande decisão será às 9h20, com premiação em dinheiro e clima de confraternização no campo do bairro Osmar Dutra, em Três Lagoas.

Corpo encontrado parcialmente enterrado em mata de Três Lagoas é identificado

Kauan Ferreira da Silva, natural do Maranhão é investigado por tentativa de homicídio, foi brutalmente assassinado e teve o corpo ocultado em estrada vicinal na zona rural sul da cidade.

Corpo seminu é encontrado com sinais de espancamento às margens da BR 158

Cadáver foi localizado em estrada vicinal rumo a Brasilândia, onde vítima apresentava ferimentos graves na cabeça e ainda não foi identificada.