16.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de maio, 2025

Ex-coordenador da Apae é preso suspeito de desviar R$ 8 milhões em MS

Além da prisão, a Operação Occulto cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande e Camapuã.

O ex-coordenador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae) foi preso, na manhã desta segunda-feira (10), após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrar a Operação Occulto. Paulo Henrique Muleta Andrade é suspeito de desviar R$ 8.066.745,25. O montante seria usado em atendimentos de pacientes ostomizados.
A investigação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) revelou que, desde o ano de 2021, Paulo e outros investigados, se utilizavam de empresas de fachada para simular vendas para a rede pública de saúde. Os valores eram reados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para tratamento de pacientes ostomizados.


Além da prisão de Paulo Muleta, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande e Camapuã. A reportagem apurou que os mandados foram cumpridos em residências e em um ponto comercial. Ainda segundo o MPMS, a investigação revelou que o grupo criminoso cometeu diversos crimes de lavagem de dinheiro, sendo que os investigados aram a ocultar o destino do valor desviado dos cofres públicos.

O ex-coordenador foi afastado de suas funções em novembro de 2023, quando também foi citado em uma outra operação que apurava desvio de verbas públicas. Muleta foi denunciado pelo crime de corrupção iva. A denúncia foi recebida pelo Poder Judiciário em junho de 2024.

O nome da operação, Occulto, faz referência às ações para ocultar o dinheiro desviado, e considera também o pedido de cidadania italiana feito pelo ex-coordenador da Apae, com pretensões de deixar o país.

(*) G1.COM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira tem continuação de sol forte e ar seco em Três Lagoas

Previsão indica calor à tarde, manhãs amenas e baixa umidade relativa do ar em toda a região leste do MS.

Cavaquinho e Despachante Três Lagoas decidem a final do Campeonato 35+ Osmar Dutra

Grande decisão será às 9h20, com premiação em dinheiro e clima de confraternização no campo do bairro Osmar Dutra, em Três Lagoas.

Corpo encontrado parcialmente enterrado em mata de Três Lagoas é identificado

Kauan Ferreira da Silva, natural do Maranhão é investigado por tentativa de homicídio, foi brutalmente assassinado e teve o corpo ocultado em estrada vicinal na zona rural sul da cidade.