A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente começou nesta terça-feira (6), em Brasília, marcando a retomada do maior espaço de diálogo social sobre políticas ambientais no país, após 12 anos sem edições. Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento segue até sexta-feira (9) no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Organizada em cinco eixos — Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental — a conferência reúne propostas debatidas previamente em 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 encontros livres, com a participação de 2.570 municípios.
Cerca de 100 propostas estão sendo discutidas por grupos temáticos e servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima e a formulação do Plano Clima, iniciativa estratégica do governo federal.
A programação teve início com a cerimônia de abertura oficial às 19h desta terça. Na quarta-feira (7), ocorre uma aula magna seguida da apresentação do caderno de propostas. Na quinta-feira (8), serão realizadas plenárias temáticas e, à tarde, a plenária geral. O encerramento será na sexta-feira (9), com a apresentação final das propostas priorizadas.
Entre os temas debatidos estão agroecologia, bioeconomia, justiça socioambiental, educação ambiental, transição energética, reflorestamento, mobilidade sustentável, e a inclusão de povos tradicionais e comunidades vulnerabilizadas nas políticas públicas.
Com informações Agência Brasil