18.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de maio, 2025

Com seca Governo MS antecipa ações de prevenção a Incêndios

Chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas aumentam risco de fogo no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica

Diante da previsão de chuvas abaixo da média histórica e temperaturas acima do normal nos próximos meses, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul intensifica as ações preventivas para o combate a incêndios florestais em todos os biomas – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Desde o início do ano, a organização e o planejamento das operações já estão em andamento, com atenção especial à planície pantaneira, região que tradicionalmente sofre com os impactos das queimadas. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o período de março a maio deverá ser marcado por precipitações reduzidas e ondas de calor mais frequentes.

Alerta meteorológico: seca em evolução

A meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, explicou que o Estado enfrenta uma evolução da seca desde setembro de 2023. Mesmo com o período chuvoso entre janeiro e fevereiro de 2025, o volume de precipitação registrado não foi suficiente para amenizar os impactos da estiagem.

“Nos últimos meses, principalmente entre janeiro e 23 de fevereiro de 2025, observa-se chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado. Quando analisamos o bioma Pantanal como um todo, incluindo pontos de monitoramento em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a situação se repete”, destacou a meteorologista.

Dados do Cemtec apontam que, em janeiro, dos 45 municípios analisados, 39 registraram chuvas abaixo da média, apenas cinco tiveram precipitação superior e um ficou dentro da previsão. Esse cenário torna o ambiente mais propício à ocorrência de incêndios florestais.

Ações estratégicas para a Temporada de Incêndios Florestais 2025

Para enfrentar o período crítico das queimadas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) tem promovido capacitações e treinamentos para aprimorar o combate ao fogo, especialmente no Pantanal, onde o difícil o exige estratégias especializadas.

“O planejamento e a qualificação dos nossos bombeiros são essenciais para garantir uma resposta rápida e eficiente. Estamos realizando cursos que preparam nossas equipes para atuar em cenários extremos e enfrentar os desafios específicos do bioma pantaneiro”, afirmou o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do CBMMS.

Treinamentos intensivos

Entre as ações já desenvolvidas para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF) 2025, destacam-se:

• Estágio de direção e operação de veículos 4×4 – realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, capacitou os bombeiros para a condução de viaturas em terrenos de difícil o, comuns no Pantanal.

• Curso de operação de drones – promovido em Naviraí, a formação permite o uso de aeronaves remotamente pilotadas para monitoramento e apoio no combate aos incêndios.

O Governo do Estado segue atento às condições climáticas e reforçando as estratégias de combate ao fogo, visando minimizar os impactos ambientais e proteger a biodiversidade dos biomas sul-mato-grossenses.

(*) Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governador participa de posse da UCVMS e destaca investimentos nos municípios

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta sexta-feira (23) da posse da nova diretoria da União das Câmaras de Vereadores...

SMS informa alteração no local de retirada de fraldas geriátricas pelo SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio, os usuários do Sistema Único de Saúde...

Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia documental, aos 81 anos em Paris

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em Paris. Mineiro de Aimorés, Salgado construiu uma carreira internacional marcada...