16.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 29 de maio, 2025

Ministério da Saúde inclui três novos remédios para dermatite atópica no SUS

Três portarias publicadas nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União ampliam as opções de tratamento para dermatite atópica no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, a rede pública de saúde ará a oferecer dois novos medicamentos tópicos – tacrolimo e furoato de mometasona – além do metotrexato em comprimidos, voltado para casos mais graves da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos tópicos serão indicados especialmente para pacientes que não respondem bem aos corticoides ou não podem utilizá-los. Já o metotrexato será uma alternativa para quadros graves da doença, principalmente entre aqueles que não podem usar a ciclosporina, medicamento já disponível no SUS.

“A ampliação de o ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu o era mais ”, destacou a pasta em nota oficial.

Entenda a doença

A dermatite atópica é uma condição genética e crônica que provoca ressecamento e coceira intensa na pele, afetando comumente áreas como dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos, pescoço e, em crianças pequenas, também o rosto.

Segundo o ministério, trata-se de uma das formas mais comuns de eczema, com maior prevalência na infância, mas que pode se manifestar também na adolescência ou na fase adulta. A intensidade e a resposta ao tratamento variam de paciente para paciente. A doença não é contagiosa.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pedreiro é preso com carro “frio” comprado em Três Lagoas em município paulista

Veículo com registro de crime em Presidente Venceslau foi adquirido no Mato Grosso do Sul, onde prisão foi feita em Pereira Barreto.

MS lidera reunião com estados do Codesul para reforçar prevenção à Influenza Aviária

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), promoveu a segunda reunião...

Megaoperação escancara rede do tráfico e quatro são presos em Três Lagoas

Com apoio de forças de Campo Grande, “Operação FOX” desarticula associação criminosa que movimentava cocaína e crack entre capitais e fronteiras.