25.7 C
Três Lagoas
domingo, 25 de maio, 2025

Cientistas criam o primeiro mapa 3D detalhado do cérebro de um mamífero

Cientistas criaram o primeiro mapa 3D detalhado do cérebro de um mamífero a partir de um minúsculo pedaço de cérebro de camundongo, do tamanho de um grão de areia. Esse fragmento revelou a estrutura e a atividade de 84 mil neurônios, 500 milhões de sinapses e 200 mil células cerebrais, com uma “fiação” total de 5,4 km de axônios.

O projeto levou quase dez anos, envolvendo 150 pesquisadores de 22 instituições, liderados pelo Instituto Allen, Faculdade de Medicina Baylor e Universidade de Princeton. A análise gerou 1,6 petabytes de dados, o equivalente a 22 anos de vídeo HD, e foi publicada na revista Nature em abril de 2024.

Para criar o mapa:

  • Os cientistas registraram a atividade do cérebro de um camundongo acordado, enquanto ele assistia a clipes de filmes como Matrix e Mad Max, além de vídeos de esportes radicais.
  • Depois, o cérebro foi cortado em 28 mil fatias ultrafinas e fotografado.
  • Com o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, os pesquisadores reconstruíram o tecido em 3D, colorindo e identificando cada neurônio em um processo chamado segmentação.

O resultado é chamado de conectoma – um mapa completo das conexões cerebrais, que pode transformar o estudo do cérebro da mesma forma que a internet transformou o o à informação.

Embora o mapa represente apenas 1/500 do cérebro de um camundongo, ele é muito mais complexo do que os conectomas anteriores de seres menores, como o verme C. elegans ou a mosca-das-frutas. O objetivo agora é, no futuro, mapear o cérebro completo do camundongo.

Mapear o cérebro humano com o mesmo nível de detalhe é um grande desafio: ele é cerca de 1.500 vezes maior, o que traz dificuldades técnicas e éticas. Mas há esperança de, pelo menos, rastrear os axônios humanos em todo o cérebro.

Além disso, esse tipo de mapeamento abre novas portas para a pesquisa de doenças como Alzheimer, Parkinson, autismo e esquizofrenia, ao permitir a comparação entre cérebros saudáveis e doentes, assim como se conserta um aparelho eletrônico com base em seu diagrama interno.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pneumonia silenciosa preocupa médicos e exige atenção de pais a sintomas discretos

Um aumento de casos de pneumonia silenciosa, também chamada de atípica ou subclínica, tem gerado alerta entre profissionais de saúde. Com sintomas iniciais pouco...

Educação ambiental e reciclagem marcam presença no Festival América do Sul 2025 em Corumbá

A cidade de Corumbá, situada às margens do Rio Paraguai, deu um o importante na luta contra o descarte inadequado de resíduos durante o...

Mato Grosso do Sul investe R$ 1,7 milhão em segurança digital e modernização tecnológica

O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um o na modernização de sua infraestrutura digital com um investimento de R$ 1,7 milhão...